Como combinar OBM e Filme de Recorte?



Atualmente existem infinidades possibilidades dentro do mercado da sublimação. Vários materiais podem ser combinados entre si para se obter melhores resultados. Uma destas combinações é o uso do OBM com o Filme de Recorte que proporciona um efeito incrível na sua camiseta. Nesta matéria, mostraremos como combinar esses dois materiais.

Antes de tudo, iremos revisar as características de cada um desses materiais.

Stampfilme

O filme de recorte é um termo colante preparado para ser transferido em tecidos de algodão como em poliéster, tecidos sintéticos, tintos ou sublimados. É um produto bastante conceituado no mercado uma vez que apresenta grande versatilidade de aplicação, alta durabilidade e resistência a lavagens.

Os filmes de recorte podem ser utilizados em uniformes esportivos, bolsas, agasalhos, jaquetas, camisetas e diversos outros produtos têxteis.

OBM

O papel transfer OBM é um termo colante de fundo branco formado por uma película composta por 100% poliéster. Ele foi desenvolvido especialmente para tecidos claros e escuros e possibilita estampar tanto superfícies específicas como o algodão, quanto tecidos sintéticos e mistos – poliéster, dry, helancas, malha PP, etc.

A aplicação é simples, rápida e tem acabamento macio com cores vivas, porém, recomenda-se recortar o papel OBM com plotter para a remoção do excesso da estampa.

Basicamente a diferença do OBM para o Transfer é que o OBM necessita de uma impressora sublimática e uma tinta sublimática, além da plotter de recorte e de uma prensa térmica, enquanto o filme de recorte depende somente de uma Plotter de Recorte e de uma prensa térmica que, através da pressão e do calor, vai promover a aderência do filme ao tecido.

Como combinar o OBM com o Filme de Recorte?

Para quem já trabalha com o OBM e o Filme de Recorte não terá dificuldade em combinar um com o outro uma vez que o processo é bem simples.

  1. Primeiro é necessário recortar o OBM na plotter. Não retire a folha protetora, leve-a junto para a plotter. A lâmina deve ser nova e no angulo de 60°. A velocidade é de 81 milímetros/s e a força é de 300 g. Esta configuração vale para todos os transfers OBM’s Mecolour e é válida somente para plotters da marca. Caso você não possua uma Plotter da marca Mecolour, será necessário realizar testes até chegar na força e velocidade ideal.

  2. O segundo passo é a impressão da sua arte. Lembre-se sempre de retirar a umidade do papel. A impressão deve ser feita de forma espelhada e o tamanho da arte deve ser compatível com o tamanho do OBM recortado para que haja um bom resultado.

  3. O terceiro e último passo é transferir o OBM para o tecido e depois sublimá-lo ou sublimar o OBM para depois ser transferido para o tecido, a aplicação pode iniciar-se das duas formas.

Para transferir o OBM para o tecido será necessário retirar a folha protetora e inserir o teflon para proteção. Para a transferência do OBM para o tecido sugerimos 200°C de 5 a 10 segundos.

Para a sublimação do OBM, sugerimos 40 segundos na temperatura de 200°C.

Depois que você já tiver aplicado o OBM sublimado no tecido, faltará apenas colocar por cima o filme de recorte. Para isso será necessário recortar o filme de recorte na Plotter seguindo as instruções passadas pelo fabricante e aplicar o filme de recorte na camiseta utilizando a prensa térmica. Para a aplicação sugerimos 200 °C e 10 segundos.


Oferecer um serviço como este e estudar a possibilidade de combinações fará com que a sua empresa seja diferenciada e saia na frente da concorrência.

Adoramos ler e acompanhar comentários então deixe seu comentário abaixo, com dúvidas, sugestões e também com os resultados que você conseguiu com este passo a passo.


40 visualizações

 Contato 

 Siga-nos 

Mecolour

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

Stampcolour

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram