Papel Transfer OBM – O que é e como aplicar


O papel transfer OBM é um termo colante de fundo branco formado por uma película composta por 100% poliéster. Ele foi desenvolvido especialmente para tecidos claros e escuros e possibilita estampar tanto superfícies específicas como o algodão, quanto tecidos sintéticos e mistos – poliéster, dry, helancas, malha PP, etc.

A aplicação é simples, rápida e tem acabamento macio com cores vivas, porém, recomenda-se recortar o papel OBM com plotter para a remoção do excesso da estampa.

Atualmente a Mecolour trabalha com 5 tipos de OBM, são eles:

  1. Elástico

  2. Perolado cetim

  3. Perolado ápero

  4. Veludo curto

  5. Veludo longo

Como é feita a aplicação?

A aplicação pode ser feita de duas formas: sublima o OBM e depois transfere para a camiseta ou transfere para camiseta e depois faz a sublimação. No vídeo abaixo utilizamos o segundo método de aplicação.

1.º Passo

O primeiro passo é recortar o OBM na plotter. Não retire a folha protetora, leve-a junto para a plotter. A lâmina deve ser nova e no angulo de 60°.

A velocidade é de 81 milímetros/s e a força é de 300g. Esta configuração vale para todos os transfers OBM’s Mecolour e é válida somente para plotters da marca. Caso você não possua uma Plotter da marca Mecolour, será necessário realizar testes até chegar na força e velocidade ideal.

Observação: É necessário selecionar imagem de esboço para a que a leitura seja realizada no contorno da imagem.

2.º passo

O segundo passo é a impressão da sua arte. Lembre-se sempre de retirar a umidade do papel. A impressão deve ser feita de forma espelhada e o tamanho da arte deve ser compatível com o tamanho do OBM recortado para que haja um bom resultado.

3.º passo

O terceiro e último passo é transferir o OBM para o tecido. Retire a folha protetora e insira o OBM no tecido. Coloque o teflon para proteção e feche a prensa por aproximadamente 5 a 10 segundos na temperatura de 200°C.

Após os 10 segundos, abra a prensa e posicione o papel sublimático recortado sobre o OBM. Certifique- se de que está bem posicionado, insira o teflon novamente e feche a prensa por aproximadamente 40 segundos.

Recomendações:

A Mecolour recomenda que a lavagem seja feita somente 24 horas após o processo.

A duração é de aproximadamente 200 lavagens. A vida útil vai depender de como é feita a lavagem e a secagem da sua camiseta.

Onde comprar?

Caso você tenha interesse em conhecer os nossos OBM’s, entre em contato conosco para encontrar o distribuidor mais próximo da sua região!

Assista nosso vídeo sobre o OBM e saiba mais curiosidades: Papel OBM Mecolour

DICA: Como combinar o OBM com o Stampfilme?

Para quem já trabalha com o OBM e o Stampfilme não terá dificuldade em combinar um com o outro uma vez que o processo é bem simples.

  1. Primeiro é necessário recortar o OBM na plotter. Não retire a folha protetora, leve-a junto para a plotter. A lâmina deve ser nova e no angulo de 60°. A velocidade é de 81 milímetros/s e a força é de 300 g. Esta configuração vale para todos os transfers OBM’s Mecolour e é válida somente para plotters da marca. Caso você não possua uma Plotter da marca Mecolour, será necessário realizar testes até chegar na força e velocidade ideal.

  2. O segundo passo é a impressão da sua arte. Lembre-se sempre de retirar a umidade do papel. A impressão deve ser feita de forma espelhada e o tamanho da arte deve ser compatível com o tamanho do OBM recortado para que haja um bom resultado.

  3. O terceiro e último passo é transferir o OBM para o tecido e depois sublimá-lo ou sublimar o OBM para depois ser transferido para o tecido, a aplicação pode iniciar-se das duas formas.

Para transferir o OBM para o tecido será necessário retirar a folha protetora e inserir o teflon para proteção. Para a transferência do OBM para o tecido sugerimos 200°C de 5 a 10 segundos.

Para a sublimação do OBM, sugerimos 40 segundos na temperatura de 200°C.

Depois que você já tiver aplicado o OBM sublimado no tecido, faltará apenas colocar por cima o filme de recorte. Para isso será necessário recortar o filme de recorte na Plotter seguindo as instruções passadas pelo fabricante e aplicar o filme de recorte na camiseta utilizando a prensa térmica. Para a aplicação sugerimos 200 °C e 10 segundos.

Oferecer um serviço como este e estudar a possibilidade de combinações fará com que a sua empresa seja diferenciada e saia na frente da concorrência.

Adoramos ler e acompanhar comentários então deixe seu comentário abaixo, com dúvidas, sugestões e com os resultados que você conseguiu com este passo a passo.

131 visualizações

 Contato 

 Siga-nos 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn