Qual é a diferença entre a tinta pigmentada e a tinta corante?


Existem dois tipos de tintas usadas na Impressora a Jato de Tinta: corante e pigmentada. Você sabe qual é a diferença entre elas?

A tinta corante oferece maior qualidade nas impressões, porém pode desbotar facilmente por ser a base d’água e não ter resistência a umidade. Se o papel estiver úmido a tinta se dissolve e acaba manchando o papel.

A tinta é a base de corantes. Pode ser utilizada na maioria dos papéis e é normalmente usada para textos e imagens que não precisam de uma maior durabilidade. Proporcionam acabamento uniforme e de alto brilho.

Já a tinta pigmentada é composta por pigmentos sólidos dissolvidos em água d eionizada e outros materiais, tem menor brilho comparada a tinta corante e é utilizada para impressão de arquivos que precisam de uma maior durabilidade. Além de serem resistentes a água possuem uma melhor fixação.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Corante

Vantagem: Alta qualidade nas cores, dificilmente entope os cartuchos.

Desvantagem: Baixa resistência a umidade.

Pigmentada

Vantagem: Possuem alta resistência a umidade, secagem mais rápida e texto nítido sobre o papel liso.

Desvantagem: Entope os cartuchos com maior facilidade.

Qual impressora e tinta devo usar?

As marcas que mais trabalham com esses tipos de tintas é a Epson e a HP. O ideal é verificar o tipo de tinta informado na especificação do cartucho do fabricante de sua impressora, só assim você poderá garantir maior qualidade e durabilidade em seu trabalho.

56 visualizações

 Contato 

 Siga-nos 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn