Qual é a diferença entre Transfer Laser e Sublimação?

Atualizado: Ago 24


O transfer e a sublimação são duas técnicas de impressão muito utilizadas atualmente no mercado de personalização. Para quem é novo no mercado, tem dúvidas quanto à esses dois processos. Qual é a diferença entre eles? Qual é o melhor processo? Nesta matéria falaremos um pouco sobre cada um deles.

Sublimação

A sublimação é um processo de impressão muito utilizado no mercado atualmente. É um processo químico que consiste na transferência da imagem do papel para o produto. É quando a matéria (ou molécula) passa do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.

Para realizar este processo é necessário utilizar uma tinta específica que é a tinta sublimática. A imagem impressa no papel é transferida, através de uma prensa térmica, para o objeto. A tinta é submetida a altas temperaturas e é aplicado uma pressão suficiente para fazer a tinta penetrar no material que estiver em contato. Vale lembrar que o que mantém a gravação no objeto é a aplicação de uma resina de proteção que adere a tinta, que garante a qualidade e a durabilidade do conteúdo.

Transfer

Transfer é o processo pelo qual a camada de poliéster presente no papel, derrete em contato com o calor da prensa e se solta do papel, transferindo-se para o produto.

A impressão do papel transfer deve ser feita com toner utilizando uma impressora a laser. Assim como a Sublimação, o Transfer necessita de uma prensa térmica, é ela que fará este trabalho referente ao calor. Este processo deve ser utilizado em produtos com superfície rígida, como copos long drink, caneca de chopp, taça de formatura, brindes entre outros produtos que aceitam este tipo de processo. Diferentemente da Sublimação, o produto não precisa de nenhum tratamento especial.

Afinal, qual é a diferença?

Além da impressora e dos materiais que são diferentes, a diferença também está no fato de que na Sublimação, a tinta penetra nos poros do produto, enquanto no Transfer, a tinta fica sobre o produto, por isso a estampa sai com mais facilidade.

Qual é o melhor processo?

Não existe um processo melhor que outro, a escolha deve ser feita de acordo com o seu perfil de negócio.

Na sublimação, o valor agregado ao produto é maior, visto que os insumos tais como as canecas, porta-retratos, chaveiros, carteiras e bolsas necesssitam ser próprios para este processo. Normalmente o público-alvo de quem trabalha com este processo são pessoas que buscam por produtos personalizados para presentear uma pessoa querida, por isso estes produtos tendem a ter mais valor material e sentimantal.

Já no Transfer, os produtos são mais baratos visto que não necessitam de tratamento especial. Quem utiliza este processo foca no Mercado de Brindes, realizando a venda de produtos em grande quantidade com preços menores para empresas, eventos e festas, por exemplo.

Não conseguiu tirar suas dúvidas? Estamos aqui para ajudar.

Entre em contato conosco através do nosso setor comercial.

Tel: 11 4585 - 4222

E-mail: divudas@mecolour.com.br

127 visualizações2 comentários

 Contato 

 Siga-nos 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn