Sublimação em tecidos


A impressão de tecidos é algo frequente no mercado da sublimação. Quem trabalha neste segmento sabe que é preciso se planejar, seja em relação a compra ou ao manuseio, para evitar perdas e prejuízos. Um dos problemas que pode ocorrer é a não fixação da imagem no tecido, que pode ser resultante de diversos motivos, sendo o principal a utilização do tecido inadequado.

Para que a arte seja fixada de forma eficaz no tecido, o mesmo necessita ter em sua composição no mínimo 50% de poliéster. Quanto maior a porcentagem, melhor será o resultado. Nos tecidos compostos somente por fibras naturais, a sublimação não acontece e a imagem fica desbotada.

Tecidos como os de seda e os de 100% algodão, não são indicados para esta técnica de transferência. Neste caso, é utilizado o método de transfer, que consiste basicamente em grudar a estampa no tecido. Diferentemente da sublimação, no transfer a tinta não incorpora no tecido, ela fica sobre ele. Por isso, estampas feitas através deste processo tendem a desbotar mais facilmente do que aquelas feitas através da sublimação.

Segue o exemplo de alguns tecidos que podem ser submetidos à sublimação:

  1. Tecido 100% poliéster: proporciona cores vivas e intensas.

  2. Tecido PV: composto por 67% poliéster e 33% viscose. A estampa já fica com cores mais fracas comparado ao tecido 100% poliéster.

  3. Tecido PA: é um tecido com 67% poliéster e 33% algodão. O acabamento é parecido com o tecido PV.

  4. Tecido PET: tecido ecológico feito através de materiais recicláveis. É composto por 50% de poliéster e 50% de algodão.

A escolha do tecido deve ser feita de acordo com os seus objetivos. É necessário que você analise tanto o seu público quanto o mercado e veja qual tecido será o mais recomendado.

Espero que tenham compreendido a importância de se planejar antes de iniciar um negócio. Se tiverem alguma dúvida, deixe seu comentário que responderemos assim que possível.

Observação: dos tecidos citados acima, a Mecolour trabalha apenas com sacolas sublimáticas.



118 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

 Contato