Tudo que você precisa saber sobre Sublimação!


O mercado da sublimação vem crescendo cada vez mais e tem chamado atenção das pessoas que desejam ter seu próprio negócio já que a demanda por estes produtos sempre se mantém em alta. Se você está pensando em ingressar nesse mercado e ainda não sabe como começar, fique calmo! Preparamos uma matéria que pode ajudá-lo.

Mas afinal, o que é sublimação?

A sublimação é um processo de impressão muito utilizado no mercado atualmente. É um processo químico que consiste na transferência da imagem do papel para o produto. É quando a matéria (ou molécula) passa do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.

Para realizar este processo é necessário utilizar uma tinta específica que é a tinta sublimática. A imagem impressa no papel é transferida, através de uma prensa térmica, para o objeto. A tinta é submetida a altas temperaturas e é aplicado uma pressão suficiente para fazer a tinta penetrar no material que estiver em contato. Vale lembrar que o que mantém a gravação no objeto é a aplicação de uma resina de proteção que adere a tinta, que garante a qualidade e a durabilidade do conteúdo.

Iniciando no mercado da sublimação

Depois de entender o que é sublimação, sugerimos que procure por um curso básico para iniciantes. Começar neste ramo não é tão simples como parece, é necessário conhecer o mercado, entender como funciona, aprender a maneira certa de realizar o processo de sublimação e como adquirir os produtos certos.

Comprando os produtos para sublimação.

Se você já conhece o mercado e sabe como funciona o processo de sublimação, já deve estar pensando em comprar os materiais necessários para iniciar neste ramo.

Primeiro é necessário realizar uma busca de referências de marcas no mercado para evitar comprar um produto ruim de baixa qualidade. Procure por aquela marca que te traga maior custo-benefício. Lembre-se que economizar nem sempre vale a pena.

Para sublimar você precisará basicamente de um computador, uma impressora, tinta sublimática, prensa para sublimação, fita térmica e um insumo resinado.

Os equipamentos que você precisará adquirir irá depender do que você pretende fazer, por exemplo, se você pretende trabalhar com canecas cônicas e cilíndricas, não será necessário adquirir uma Prensa 8 em 1, o ideal é escolher uma prensa que contenha apenas as duas resistências (cilíndrica e cônica). Já se tiver interesse em trabalhar com estamparia, além da prensa, será também necessário adquirir uma Plotter.

Na hora da aquisição de sua prensa, procure por uma marca que disponibilize peças para reposição pois existem milhares de prensas no mercado e pode ser que você não encontre a resistência ideal para aquele maquinário. No caso do computador, opte por um que suporte rodar tranquilamente os programas que você irá precisar, como por exemplo o Photoshop.

Depois de adquirir os produtos.

Agora que você já tem tudo em mãos, sugerimos que façam testes, procure dicas e sugestões que ajudem a perfeiçoar o seu trabalho. Além disso, sugerimos que faça um curso em Design para que você possa criar suas próprias artes e com qualidade, tornando seu trabalho diferenciado.

Várias dúvidas irão surgir durante o processo, mas calma, isso é normal! Estamos à disposição para esclarecer todas suas dúvidas possíveis!

417 visualizações

 Contato 

 Siga-nos 

Mecolour

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

Stampcolour

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram